Informações sobre o setor

DSCN2937_São Pedro (3)

Quando se fala no agronegócio brasileiro no cenário mundial, a pecuária é um dos principais destaques. Nosso país detém o segundo maior rebanho efetivo do mundial, com aproximadamente 209 milhões de cabeças, deste montante estima-se que somente 3% do rebanho são terminados em sistema intensivo. O território brasileiro,  o quinto maior do mundo, com 8,5 milhões de km2 de extensão, tem 20% de sua área ocupada por pastagens.

Desde 2004, o Brasil assumiu o primeiro lugar nas exportações, com um quinto da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países.

O rebanho bovino brasileiro tem a capacidade de proporcionar o desenvolvimento no lucrativo segmento da pecuária de corte. O valor bruto da produção de bovinos produtores de carne e leite juntos, está estimado em R$ 67 bilhões, outro fator positivo da produção pecuária no país é que está presente em todos os estados brasileiros o que deixa claro não só a importância econômica como também a social.

Um importante fator que impulsiona a pecuária brasileira é o alto investimento em tecnologia aplicada ao campo, desenvolvimento de pesquisas sobre o assunto e e de novas técnicas de auxílio no sistema produtivo, o que tem gerado um aumento significativo na produção de animais. Sem esquecer que o controle da sanidade animal e segurança alimentar, contribuíram para que o País atendesse às exigências dos mercados rigorosos e conquistasse espaço no cenário mundial.