Hereford Brasileiro

A raça Hereford é de origem inglesa e sendo criada comercialmente há mais de 150 anos no Brasil. Em 1906 o primeiro exemplar puro de origem foi registrado no “Herd-Book” em 1907.

A partir daí a raça Hereford e sua variedade mocha se expandiu no nosso país, principalmente na região sul onde encontrou clima e topografia mais semelhante a sua origem, adaptando-se a região. Tornando-se conhecida pela sua eficiência na produção de carne a pasto e pelo sabor e maciez de sua carne.

Com 100 anos de seleção no Brasil, os criatórios brasileiros desenvolveram uma genética para produção de animais de fácil adaptabilidade aos mais diversos ambientes, docilidade de manejo, alta longevidade e de excepcional desempenho de ganho de peso a pasto e, também, em regime de confinamento.

Os reprodutores possuem alta libido e excelente aproveitamento no salto, têm esqueleto forte, boa massa muscular e andar desenvolto com passadas equilibradas.hereford

As fêmeas adultas pesam em média 450 kg em regime de criação, sendo precoces produzindo terneiros fortes e saudáveis. Entram em ciclo produtivo a partir dos 15 meses, com peso médio de 280 Kg, até mesmo, em regimes de baixa qualidade alimentar, possuem habilidade materna, excepcional fertilidade, bom desempenho na recria e alta longevidade.

Os novilhos são capazes de estarem prontos para abate em regime exclusivamente a pasto com 20 meses e 460 quilos e, em confinamento com 13 meses e 420 quilos, com excelente acabamento de gordura, mamoreio (maciez) e rendimento de carcaça.

Somando a essas características, a sua utilização para cruzamento com outras raças, principalmente a zebuína, é reconhecida e comprovada sendo fortemente disseminada em todo o mundo, pois produz animais rústicos, mais adaptados e com todas as vantagens da heterose.

A busca de mais terneiro (bezerro) com menos touro e mais peso no novilho jovem, passa, inquestionavelmente, pelo Hereford seja puro ou em cruzamento.